quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

CHERNOBYL, O MAIOR ACIDENTE RADIOATIVO DA HISTORIA DA HUMANIDADE!



 Olá galerinha!!!
Estou de volta, e hoje com uma matéria que que gosto muito de ler sobre ela, para isso temos  que voltar a década de 1970, nessa data foi construída pela união sovietística a usina nuclear de CHERNOBYL, quando a usina estava em construção, a cidade de prypyat (cidade mais próxima da usina) foi projetada para servir de moradia para os profissionais da usina.



Estava indo tudo bem na usina, desde a sua inauguração ate então era um sucesso, mas no dia 26 de abril de 1986 quando, para testar novas turbinas produtoras de energia, a equipe de manutenção da usina desligou o controle de segurança.

A turbina não teve força o suficiente, ficando em apenas 1% de sua capacidade. Preocupados, os engenheiros começaram a tentar reativá-la, mas 30 segundos depois uma descarga de energia percorreu toda a usina, que estava sem seu sistema de proteção ativado, causando explosões em massa, temperaturas acima dos 2 mil graus Celsius e 9 dias de incêndio – com materiais radioativos – sem interrupção, que contaminou os trabalhadores, as pessoas das cidades próximas, os animais, e o meio ambiente em uma vasta extensão de terra, cerca de 5 milhões de hectares terras foram contaminadas deixando o terreno inutilizável, e houve contaminação significativa nas florestas da redondeza, e isso tornou chernobyl o palco do maior acidente radioativo de todos os tempos.


O acidente de Chernobyl foi o único que alcançou o nível 7 na escala internacional de eventos nucleares, o que o torna a maior catástrofe nuclear causada pelo homem na historia.


esse acidente causou mudança na vida do meio ambiente do local, algumas partes da floresta passou a deixar de ter a cor esverdeadas e aderiu uma cor avermelhada por causa da radiação, alem disso muitas crianças nasceram com mutação genética, algumas sem os membros superiores, outras sem os membros inferiores ou sem ambos, teve casos de cancro, principalmente na tireoide ( aproximadamente mais de 2 mil casos), e ainda tem outros tipos de mutação não revelados publicamente.





Alem da mutação em pessoas, também teve a mutação em animais, por exemplo em peixes do lago Prypyat, tornaram-se bem diferentes do normal, mudaram de cor tornando-se mas escuros, alguns cresceram alem do normal para a sua especie, desenvolveram uma aparência um pouco diferente e ate presas.





Alem disso, a revista superinteressante publicou uma matéria sobre um fungo que sofreu mutação, e esse fungo começou a se alimentar de radioatividade!
Isso mesmo, ele se alimenta da radioatividade, e na verdade não é só um.
pesquisadores dos Estados Unidos descobriram 37 especies mutantes crescendo em Chernobyl.
Eles foram descobertos em uma inspeção de rotina, quando um robo vistoriava o interior da usina e encontrou uma meleca preta crescendo pelas paredes do reator 4 - o mesmo que explodiu e provocou o acidente.
Como e possível que, alem de sobreviver a radiação, algum ser vivo consiga se alimentar dela?
Segundo a cientista Ekaterina Dadachova em entrevista disse que suas pesquisas sugerem que os fungos estão usando a melanina, da mesma forma que as plantas usam a clorofila.
ou seja: os fungos teriam sofrido uma mutação que os tornou capazes de fazer uma "radiossintese" transformando radiação em energia.


Alem desse fungo, tem algo bem assustador em Chernobyl, ele e conhecido como pata-de-elefante - a medusa nuclear, se você olhar diretamente para ela você simplesmente morre!
ela provem de uma formação de "lava" do centro de um reator, pesa centenas de toneladas, mas só tem 2 metros de extensão e mais ou menos meio metro de altura.




A foto foi tirada com a ajuda de um espelho no corredor, pois a câmera robô que foi enviada pra la para tirar a foto foi destruída pela radiação, a densidade da pata-de-elefante ultrapassa níveis e recordes para uma massa nuclear da
 sua proporção.

Artigos da Wikipédia informam que o peso da pata-de-elefante ultrapassa 1200 toneladas, e que se perde cerca de 10 quilos  de Úrano por ano. a massa resiste ao ambiente e é protegida pelo abrigo nuclear da usina, a perda de 10 quilos anuais esta estimado a se reduzir com o passar do tempo. Sim, com o passar dos anos a pata-de-elefante vai parar de perder massa.


Este é o "corium" o "corium" só e produzido durante desastres nucleares, o combustível solido derrete se tornando um liquido extremamente quente, que desfaz e destrói tudo em seu caminho, aço, concreto, areia e qualquer coisa que encontrar, fundindo tudo em uma massa só.

A pata-de-elefante é uma mistura de combustível, materiais do prédio, tendo se solidificado do mesmo modo que algo como vidro.

muitos perguntam porque que a Pata-de-elefante é tão pesado assim?
o motivo desse peso todo é devido o material pesado e os produtos químicos que foram consumidos.

E concluindo a matéria, 97% do material radioativo esta em um sarcófago no meio das ruínas do local e á ainda 200 toneladas de material radioativo no reator.
Estima-se que pode levar ate 100 mil anos para que a radiação no local seja completamente extinta.

esse e o fim de mais uma matéria galera, espero que gostem, ate mais, abraços :3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário